Monólogo

Que barulho é esse!? Que barulho é esse!?
Me deixe falar, por favor, eu preciso falar.
 Estou preso a um mundo medíocre, insensível e nefasto.
Quero sair! Quero sair!
Tem alguém aí que pode me ouvir?
Ninguém me ouve. Estão todos preocupados demais em falar.
Falar a quem? Falar o quê? Palavras, palavras... soltas, sem sentido, ofensivas, palavrões.
Estamos todos conectados e ninguém mais se comunica. Alô, alô Terra chamando?! Haverá civilização no planeta dos macacos? Haverá comunicação na Terra dos papagaios? Não, parece que estão todos papagaiando. Quem disse? A revista semanal.  Vi também no jornal. Mas é verdade? A verdade é um ponto de vista, ou de interesse. 
Mas a notícia não tem que ser imparcial? Sim, é o que dizem. Toda a notícia é imparcial. Assim como a sua opinião. Hahaha...A sua opinião formada por correntes, memes e fake news. Juro por deus que é tudo verdade. Falsa é apenas a minha percepção de mundo.
Estou preso a essa percepção, agora entendo porque não percebo nada. Por que todo passa desapercebido, a vida passa desapercebida, a gente passa desapercebido.
Ei, tem alguém aí? Você pode me ouvir? Fala lá no Twiter que eu estou me sentindo preso, angustiado, o nó sufoca minha garanta e eu preciso falar, melhor, eu preciso gritaaar quem sabe assim o mundo me ouve. Ouçam-me todos! A liberdade não é uma utopia! Você pode ser livre nós podemos ser livres! Mas para isso, precisamos nos libertar! Chega de caverna escura, chega de sombras! Eu também quero água fresca! Mas para isso precisamos de boas fontes, límpidas, claras, revigorantes. O oásis chega para quem sobrevive ao deserto. Aos demais só lhes resta à inanição que lhes consome a vida.
Vivamos à vida, cada uma a sua, todos, a nossa! Preto e branco são cores e cores existem por si só, elas não têm opiniões, preferências ou desavenças, apenas convivem num universo multicolorido banhado pela luz. Que a clareza de ideias não seja ultrajada pela nuvem da ignorância, pelo preconceito e discriminação. Não tolere a intolerância! Discurso de ódio só leva a guerra e numa guerra todos perdem, inclusive a razão.
Quem tem razão?! Hitler tinha razão.  Stalin tinha razão.  A ditadura tinha as suas. E você? Está cheio delas? Quase todos estamos. É tanta razão que o que falta é razão. Então sejamos razoáveis, ninguém é dono dela.  
Viva a democracia! Democracia é um legado histórico, é um direito civil é um dever humanitário, mas implica em aceitação, inclusive, do que não se aceita ou de quem não se aceita. Democracia é o diabo. Já a liberdade é boa, liberdade é um direito inclusive de quem é sinistro, e não se prende a convenções, dogmas ou conservadorismos. Ser livre é falar o que pensa, mas sem ofensa, com propriedade e sem maldade. Difícil né! Então não fale nada, leia, observe, esteja atento, há momentos que o melhor discurso é o silêncio. Façamos silêncio. Xiu. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Luta Corporal